Banner das páginas

CASES

Dados da empresa

Fundada em 1961 a empresa é conhecida pela sua capacidade inovadora, a qual sempre levou a que a empresa desenvolvesse não só produtos novos como também novas áreas de negócio. Atualmente, a Fischer opera nas áreas empresariais de sistemas de fixação, Fischer automotive systems, tecnologia Fischer e Fischer Consulting. O grupo empresarial engloba 46 empresas regionais. As unidades de produção situam-se na Argentina, Brasil China, Alemanha, Itália, República Checa e EUA. em 2015, 4423 colaboradores geraram mundialmente uma receita consolidada de 711 milhões de euros.

Números

Aproximadamente 400 vidas processadas mês e com turnover mensal de 1%, com um processamento de folha quinzenal, comissionista e mensal com cerca de 700 movimentos mês

Modelo de terceirização

BPO - Terceirização total do departamento pessoal com locação de 1 consultor interno

Desafios

Reduzir os gastos com pessoal, otimizar os procedimentos internos, definir metas e indicadores de RH, implementar os processos para certificação da ISO 9000 e acabar com as possíveis fraudes na folha de pagamento

Plano de ação

Migrar todas as bases da folha Totvs Protheus, em menos de 30 dias além de parametrizar a folha com base na convenção coletiva RJ e SP, integrar a folha de pagamento com a contabilidade, financeiro, REP - Ponto e fiscal todo ERP da Fischer. Implantar todos os procedimentos pertinentes as normas da ISO no que tange a Gestão de RH, no que tange aos processos de seleção, treinamento e avaliação de desempenho.

Resultados e benefícios

Eliminamos os gastos com a mão-de-obra do setor, customizamos todos os processos e procedimentos internos do RH quando consolidamos a certificação da qualidade da Empresa. Modernizamos todos o processamento e a integração de nossos sistemas junto ao ERP da Fischer. E por fim, conseguimos promover a certificação da qualidade da ISO 9000 no que se refere aos escopos de cada processo que envolveram a Gestão de Pessoas.



Dados da empresa

Iniciou no mercado de formas metálicas para estruturas concreto no ano de 1993 e desenvolve a nossa tecnologia inovadora a partir da experiência com a execução de grandes obras de extrema relevância e que marcaram o país. Tem inúmeros clientes que foram parceiros em obras de referência mundial, como é o caso da Cidade da Música, Consórcio firmado entre as construtoras Andrade Gutierrez e Carioca Engenharia - foi escolhida, entre empresas nacionais e internacionais, para executar quase 100% da estrutura de laje.

Números

1.100 vidas processadas mês, com turnover abaixo de 2 %, com aproximados 700 movimentos lançados em folha de pagamento.

Modelo de terceirização

BSP - Terceirização da folha de pagamento e administração de benefícios

Desafios

Alinhar todos os cálculos da folha de pagamento a fim de eliminar os erros constantes no pagamento do pessoal chão-de-fábrica. Criação de relatórios gerenciais e indicadores, integrar a folha com o financeiro e a contabilidade. Propor medidas a fim de eliminar o contencioso trabalhista existente na empresa.

Plano de ação

Reestruturar todos os processos de contratação, desligamento e folha de pagamento, promover a integração via APIs da folha de pagamento com a contabilidade, no que tange contabilização dos eventos, provisões e históricos. Definir todo os relatórios analíticos e gerencias como planilhas por centro de custos, indicadores de horas extras, faltas e demais eventos variáveis, isso com base nas necessidades da direção.

Resultados e benefícios

Eliminação de todas as falhas ocorridas anteriormente com a folha de pagamento; Redução dos trabalhos em ter que reprocessar a folha complementar. A direção da empresa enalteceu os demonstrativos emitidos pela folha de pagamento quanto aos relatórios gerencias, gráficos, indicadores e planilhas de custos. Isso com uma abordagem profissional.





Dados da empresa

Fundada em 1991 a Heisdem Multiserviços é uma empresa que se especializou em prestação de serviços terceirizados, definindo como sua finalidade a otimização do tempo do cliente, dando a ele mais flexibilidade e produtividade para cuidar do seu próprio negócio. Atuando na prestação de serviços de Limpeza, Manutenção de Jardins, Paisagismo, Locação de Mão-de-Obra e Manutenção Predial.

Números

Aproximadamente 1.500 funcionários, 2 processamentos da folha quinzenal e mensal com tomadores de serviços. Quantidade de Admissões e demissões na faixa de 10% ao mês, com aproximadamente 100 férias calculadas mês, e com cerca de 2.300 movimentos na folha mensalmente.

Modelo de terceirização

BSP - Terceirização da Folha de Pagamento externa e Administração do Ponto

Desafios

Reduzir o quando do DP para 2 auxiliares, e passar ser o "dono" dos processos da folha de pagamento e do ponto eletrônico, no intuito de sanear todas as reclamações que envolvem a pagadoria junto aos funcionários da Empresa elevando nível de satisfação do Setor.

Plano de ação

Definimos e orientamos todo o escopo de interação das relações entre o DP e a nossos consultores a fim de propor a melhor forma de envio e devolutiva dos trabalhos solicitados. Demos início aos processos de migração das bases após análise dos processos internos do setor. Parametrizamos todos os cálculos da folha de pagamento e do ponto, com base nas diretrizes da empresa e da legislação da atividade fim da empresa.

Resultados e benefícios

Capacitamos a equipe do setor de pessoal da empresa para promover um melhor atendimento interno dos funcionários alocados. Melhoramos a forma de envio das demandas de trabalho no que tange a folha, admissão, demissão e férias. Ajustamos todos os pagamentos pendentes a todos os funcionários que estavam reclamando de erros no contra-cheque. E por fim automatizamos todas as rotinas internas do setor de Pessoal da Empresa, dando maior agilidade no processo de contratação em larga escala.





Dados da empresa

Consórcio constituído 2012 com objetivo de gerir o novo sistema de BRT da Cidade do Rio de Janeiro, o Consórcio BRT possui uma estrutura administrativa própria composta por uma gestão centralizada, com departamentos operacionais responsáveis pelo planejamento e monitoramento das viagens, funcionamento e conservação das estações, bem como departamentos administrativos responsáveis por pessoal, finanças, demandas técnicas e legais. São associados do Consórcio os operadores de transporte por ônibus da cidade, a quem compete a prestação do serviço público de passageiros por ônibus, através de contrato de concessão (de 20 anos) bem como a manutenção dos veículos e provisão dos recursos humanos e da frota veicular, de acordo com a grade horária estabelecida. O sistema BRT da cidade do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 06 de junho de 2012 e quando totalmente implementado contará no total com quatro corredores: Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil. tendo aproximadamente 160 km de corredores exclusivos.

Números

Aproximadamente 2.500 funcionários, 2 processamentos da folha quinzenal e mensal. Quantidade de aproximadamente 300 admissões e desligamentos ao mês, com 100 férias calculadas mês, e com cerca de 6.200 movimentos variáveis na folha mensalmente.

Modelo de terceirização

BSP - Terceirização da Folha de Pagamento e Ponto Eletrônico

Desafios

Eliminar todos os problemas relacionados a folha de pagamento no que tange as constantes gerações de pagamento complementares após o fechamento da folha; Definir estratégias de unificação das informações entre os setores que enviam informações para alimentar folha de pagamento; Estrutura os procedimentos de contratações e desligamento; Implantar a integração dos relógios de ponto instalados em cada estação com o sistema de coleta instalado no setor de Pessoal, além de definir procedimentos de marcação do ponto eletrônico de cada setor. Implementar todos os relatórios gerenciais no que tange as necessidades de cada gestor em relação as informações de RH e folha de pagamento.

Plano de ação

Estruturamos todo o processo de comunicação interna entre o DEPTOS x DP x INTERACTIVE; Definimos todos os processos de admissão e desligamento a fim de sanarmos as falhas ocorridas anteriormente; Demos inicio aos processos de implantação, migração e saneamento dos dados cadastrais e informações financeiras da folha de pagamento do antigo sistema. Definimos todos os relatórios gerenciais, planilha de dados, demonstrativos em gráficos a fim de atender as demandas e carências de informações para alta direção e demais setores de todo o Consórcio Implantamos a integração de nossa Folha de Pagamento com todo ERP do Consórcio no que tange ao Financeiro, Contábil, SMS e Fiscal.

Resultados e benefícios

Eliminamos todos os erros de processamento da folha de pagamento não havendo mais a necessidade da geração de folha complementar. Conseguimos consolidar todas as informações pertinentes ao movimento para folha de pagamento em uma única fonte de informação. Reduzimos os custos de pessoal do setor de Pessoal e rotatividade do setor, além das multas administrativas e do contencioso trabalhista. Demos maior agilidade nos processos de contratação e desligamento em massa.