
Consultoria Especializada nas Operações do dia a dia e nas Leis Trabalhista e Previdenciária
A crescente complexidade, variações e mutações de nossa legislação têm demonstrado a necessidade sine-qua-non de conhecimento especifico e constante acompanhamento dos procedimentos adotados nas áreas Trabalhista, Tributária, Previdenciária e de Segurança do trabalho das empresas.
A adoção de certos procedimentos, bem como a inobservância de determinados procedimentos legais, usualmente conduz à ocorrência de contingências que, quando identificadas, principalmente por fiscalizações do Ministério Trabalho, da Previdência Social, ou ainda, através de reclamações trabalhistas arbitradas contra as empresas, costumam surpreender as finanças com o dispêndio de um numerário não previsto no orçamento das empresas.
Um melhor controle e acompanhamento das obrigações nas áreas Trabalhista e Previdenciária também influenciarão a apresentação das demonstrações financeiras das empresas em que melhor se refletirá, a médio e longo prazos, o impacto monetário das medidas tomadas no presente.
A Interactive Humanus, através de sua expertize, pode ajudar e assessorar sua empresa na identificação das ocorrências de procedimentos inadequados com relação à legislação aplicável e auxiliar na adoção de procedimentos com o objetivo de reduzir a exposição da empresa a reclamações trabalhistas ou questionamentos por parte dos fiscais e auditores.
Entre os serviços prestados nas áreas trabalhista, previdenciária e tributária estão
terceirizados
A Interactive Humanus atua no acompanhamento e na verificação documental do cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias pelas empresas prestadoras de serviços terceirizados, relativamente aos serviços prestados aos contratantes, evitando-se os riscos de questionamentos na Justiça do Trabalho ou de fiscalização previdenciária.
de potenciais riscos
Nós da Interactive Humanus efetuamos a revisão dos procedimentos adotados pelas empresas nas áreas trabalhista, tributária e previdenciária, com o objetivo de identificar procedimentos inadequados e consecutivamente sugerir a adoção de procedimentos que visam evitar a ocorrência de reclamações trabalhistas ou ações repressora por parte do fisco.
A Interactive Humanus está devidamente capacitada a prestar consultoria para a solução de duvidas específicas, formuladas por nossos clientes, com o objetivo de sanar e equacionar eventuais dúvidas acerca dos procedimentos e obrigações trabalhistas, tributárias e previdenciárias.
AUDITORIA TRABALHISTA
A auditoria trabalhista desenvolvida pela Interactive Humanus envolve o estabelecimento de determinadas ações que visam solucionar problemas ou preveni-los, a fim de evitar desde demandas judiciais e infrações, até divergências comportamentais dentro da organização.
Nossos procedimentos de auditagem são de suma importância, pois qualquer empresa deve ater-se aos pressupostos legais e contingências trabalhistas e previdenciárias.
Nos últimos anos os processos de auditoria desenvolvido por nossos auditores/consultores tem mostrado excelentes resultados, não somente para a prevenção de autuações e contingências trabalhistas e previdenciárias, como também para a redução dos custos. Após a realização de nossa auditoria, apresentamos as oportunidades e podemos executar o levantamento de créditos fiscais e previdenciários que poderão ser compensados, atualizados monetariamente, de acordo com as normas vigentes.
Objetivos da Auditoria Trabalhista
• Revisar todos os procedimentos e documentos legais exigidos pelo Ministério do Trabalho, Previdência Social, Caixa Econômica e a Receita Federal;
• Revisar e orientar os procedimentos de controles internos, relacionados a todas as rotinas do departamento pessoal;
• Através das revisões, criar e orientar procedimentos, visando a minimização de riscos de multas e autuações do Ministério do Trabalho e outros órgãos competentes.
Benefícios da Auditoria Trabalhista
• Minimização de riscos de multas;
• Minimização de reclamatórias trabalhistas;
• Evita furtos, desvios, pagamentos indevidos e outras irregularidades;
• Diminuição de erros e prejuízos das rotinas auditadas;
• Prevenção e melhoria da atividade de administração dos funcionários da empresa.
Etapas de Realização da Auditoria Trabalhista
• Levantamento e análise física dos documentos;
• Apuração de inconsistências de todas as rotinas;
• Apresentação do relatório de auditoria, validando as atuais práticas e/ou recomendando melhorias nos processos.
Procedimentos que serão auditados na auditoria trabalhista
• Procedimentos internos no que tange a rotina trabalhista praticada pela empresa;
• Inspeção e Fiscalização do Trabalho;
• Acordos e convenções coletivas de trabalho;
• Registro de empregados: ficha de registro, documentação pessoal, contrato de trabalho, acordos individuais, documentos de salário família, imposto renda, documentos de vale transporte e EPI;
• Contratos especiais: Menor Aprendiz, Estagiário, PDE (Portador Deficiência Especiais), Autônomos, Contratos PJ, Expatriados, Cooperativas, Contratos Temporários, Home-office e etc;
• Jornadas de trabalho e cartão ponto;
• Verbas de Base de Cálculos, Proventos e Descontos em folha de pagamento, Regime tributário da folha de pagamento, Pagamento Pis x Empresa, Convenio PAT, Participação no Lucros, Pagamento de Comissões e Banco de Horas;
• Integrações como o RH, SMS, Financeiro, Fiscal e Contábil;
• Reforma Trabalhista - Lei 13.467/17;
• Processamento de férias e 13º salário;
• Rotinas anuais, informe de rendimentos, Rais, DIRF e sindical patronal;
• Processamento de rescisões de contrato de trabalho, Seguro Desemprego e Homologanet;
• Encargos Sociais, Caged, IR códigos 0561 e 0588, Manad
• Tabelas do E-Social;
• Políticas de benefícios legais e espontâneos;
• Ações trabalhistas e pagamento de custas e impostos;
• Segurança e medicina no trabalho: CIPA, PPRA, PCMSO, e
• Qualquer outro processo ou procedimento que a Empresa queira ser auditado.